NO ALVO

Sente, mas não fique a vontade!

11:24

Merchandising e as Novelas

Postado por NO ALVO |

A  novela lança moda e produtos  há muitos anos . Já na década de 60,  Beto Rockefeler ( nome do personagem e da novela  de 1968, escrita por Bráulio Pedroso) utilizou casualmente, uma certa bebida  no ar.   Isso aumentou sua venda. E assim vem sendo passado ao consumidor o famoso merchandising  que hoje é alvo de críticas e mas não de  estranhamento por parte do telespectador. 

Ele pode sim, irritar-se por tantas e tantas óbvias  aparições  dos mais diversos produtos no interior dos capítulos. Em Belíssima ( de Sílvio de Abreu – TV Glovo, 2006) as personagens aparecem visitando uma fábrica da Natura ( linha de cosméticos) e comentam as qualidades dos  produtos dessa marca.


O telespectador  quer assistiu ao tal capítulo  teve seu  consciente envolvido no enredo que deu “ oportunidade” do personagem conhecer até a fábrica de cosméticos, percorrendo suas instalações. Estes, foram apresentados , embutidos na temática das relações  familiares  e no caso, a personagem Katina, estava em busca de uma “ oportunidade de emprego”, como  representante  comercial dos tais cosméticos da Natura  ou  melhor dizendo, revendedora  para amigos e conhecidos. A novela, dessa forma,  está  bombardeando  apelos consumistas e,  mesmo consciente das intenções da propaganda subliminar da empresa, o telespectador pode dar preferência à tal marca, na hora de fazer suas compras . Caso contrário o merchandising não dava tanto lucro à emissora.


Roberto Ramos , em seu livro Grã-finos na Globo, dá a extensão de tal estratégia comercial inserida nas novelas. Ele nos lembra que  já no biênio1975-76, Pecado Capital, de Janete Clair; O Grito,de Jorge Andrade; Anjo Mau, de Cassiano Gabus Mendes  tentaram vender  calças Lewi”s, Leite Paulista, Banorte, Bamerindus, Aplub, Vasp, Volkswagen,General Motors etc E ainda, em Pecado Capital vendia-se um baton da Max Factor.  No ano de  1982, em Elas por elas, Gabus Mendes mostrou uma morte no motel. Uma das provas era o sabonete Vale Quanto Pesa. Ele passou a ser peça importante para desvendar o crime e conquistou espaço no enredo.
     


Essas são apenas algumas “pérolas” do passado. Hoje, o telespectador que prestar atenção vai ver que durante a semana em que assistiu aos capítulos de uma telenovela, mais de 20  marcas foram introduzidas através de imagens ou até em  falas dos personagens. A novela que vende perfumes, vende comportamento também. Fique atento!

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe