A novela lança moda e produtos há muitos anos . Já na década de 60, Beto Rockefeler ( nome do personagem e da novela de 1968, escrita por Bráulio Pedroso) utilizou casualmente, uma certa bebida no ar. Isso aumentou sua venda. E assim vem sendo passado ao consumidor o famoso merchandising que hoje é alvo de críticas e mas não de estranhamento por parte do telespectador.
Ele pode sim, irritar-se por tantas e tantas óbvias aparições dos mais diversos produtos no interior dos capítulos. Em Belíssima ( de Sílvio de Abreu – TV Glovo, 2006) as personagens aparecem visitando uma fábrica da Natura ( linha de cosméticos) e comentam as qualidades dos produtos dessa marca.
O telespectador quer assistiu ao tal capítulo teve seu consciente envolvido no enredo que deu “ oportunidade” do personagem conhecer até a fábrica de cosméticos, percorrendo suas instalações. Estes, foram apresentados , embutidos na temática das relações familiares e no caso, a personagem Katina, estava em busca de uma “ oportunidade de emprego”, como representante comercial dos tais cosméticos da Natura ou melhor dizendo, revendedora para amigos e conhecidos. A novela, dessa forma, está bombardeando apelos consumistas e, mesmo consciente das intenções da propaganda subliminar da empresa, o telespectador pode dar preferência à tal marca, na hora de fazer suas compras . Caso contrário o merchandising não dava tanto lucro à emissora.
Roberto Ramos , em seu livro Grã-finos na Globo, dá a extensão de tal estratégia comercial inserida nas novelas. Ele nos lembra que já no biênio1975-76, Pecado Capital, de Janete Clair; O Grito,de Jorge Andrade; Anjo Mau, de Cassiano Gabus Mendes tentaram vender calças Lewi”s, Leite Paulista, Banorte, Bamerindus, Aplub, Vasp, Volkswagen,General Motors etc E ainda, em Pecado Capital vendia-se um baton da Max Factor. No ano de 1982, em Elas por elas, Gabus Mendes mostrou uma morte no motel. Uma das provas era o sabonete Vale Quanto Pesa. Ele passou a ser peça importante para desvendar o crime e conquistou espaço no enredo.
Essas são apenas algumas “pérolas” do passado. Hoje, o telespectador que prestar atenção vai ver que durante a semana em que assistiu aos capítulos de uma telenovela, mais de 20 marcas foram introduzidas através de imagens ou até em falas dos personagens. A novela que vende perfumes, vende comportamento também. Fique atento!
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