O conteúdo da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vazou para o público foi divulgado pelo Estado de São Paulo (Estadão). Algumas questões puderam ser vistas durante a “negociação”. Segundo o jornal, durante o encontro o homem que detinha a prova estava acompanhado de outra pessoa. Os dois confirmaram ter recebido a prova na segunda-feira, dia 28 de setembro de 2009, diretamente de um funcionário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O homem havia pedido R$ 500 mil pela prova que o mesmo registrou em cartório. Possivelmente outras cinco pessoas estão envolvidas no roubo da prova.
Nas questões vistas pelo Estadão, havia uma série de recursos anunciado pelo Ecaderno como possíveis de cair, inclusive a questão número um trazia uma tira da personagem Mafalda, mostrada em matéria anterior. Outra questão trazia uma bandeira do Brasil com a área verde destruída em parte, para demonstrar o desmatamento. Segundo o jornal “A imagem lembra uma campanha publicitária famosa da organização não governamental SOS Mata Atlântica.” Logo abaixo da bandeira estava a frase: “Estão tirando o verde de nossa terra." Já na literatura, os examinadores usaram no enunciado o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias. Essas questões foram confirmadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Carlos Drummond de Andrade aparece também na versão apresentada com os versos:
“No meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho.” Uma reprodução de texto da revista Veja sobre o filme Touro Indomável, de Martin Scorsese e o personagem em quadrinhos Garfield.
Em entrevista cedida à rádio Eldorado, o ministro Fernando Haddad, diz que ao menos a fraude veio à tona antes do Enem “Você já imaginou se os alunos tivessem feito a prova e descoberto na segunda ou na terça-feira que os resultados não poderiam ser utilizados?” E ainda destacou que a sorte do MEC foi que “as pessoas que cometeram o crime de roubar um exemplar da prova eram pessoas amadoras.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Acerte Aqui
O próximo alvo pode ser você...
ATIRADORES
Aqui moram 40 guerreiros, estudantes do curso técnico de Marketing da ETEC de Fernandópolis. Queremos mostrar que tudo hoje é uma grande guerra, e se você não tiver boas armas para atacar a concorrência, o alvo da pode ser você! Portanto, sente, leia, reflita e comente, mas não fique a vontade e de braços cruzados, esteja preparado para a guerra também.
0 comentários:
Postar um comentário